SAA – Serviço de Aconselhamento Agrícola
A Criação do Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal da CAP, em parceria com as Organizações reconhecidas para este efeito pela DGADR, visa melhorar o desempenho das explorações em termos económicos e ambientais num contexto de uma melhor utilização de recursos.
Para o efeito existe um corpo técnico, que cobre o conhecimento em todas as áreas, conhecimento esse que será passado a todos os restantes técnicos executores da equipa da parceria por via de acções de formação e de acompanhamento da sua actividade na prestação dos serviços propriamente dita. A prestação, que envolve sempre uma visita à exploração, assentará numa ferramenta informática desenvolvida pela CAP, que permitirá a recolha de contributos dos parceiros tendo em vista a sua melhoria e desenvolvimento.
Para cada beneficiário do Serviço é produzido um Plano de Acção relativo às Áreas Temáticas envolvidas, que será alvo de acompanhamento e de avaliação de implementação. Estima-se que os benefícios da Criação, excederão largamente o número de agricultores beneficiados pelo Serviço, na medida em que se melhora o nível de conhecimentos de toda a equipa envolvida, que por estar próxima dos destinatários deste projecto, os activos do sector de produção de produtos agrícola e florestais, permite exponenciar o efeito do conhecimento adquirido.
Este projecto também tem como objetivo melhorar o desempenho das explorações em termos económicos e ambientais, num contexto de uma melhor utilização dos recursos.